PROFESSORES ENVOLVIDOS
ANA CARMEN
DIOGENES C. FONSÊCA
ANA CRISTINA
CABRAL DE ANDRADE
CRISTIANE MARIA
DE ARRUDA
KÁTIA KARINE
QUEIROZ BARROS
MARIA SOLANGE
GÓIS
VALDELIA BESERRA
DE M. GONÇALVES
VALÉRIA DE
FÁTTIMA SILVESTRE
JUSTIFICATIVA
A escola
é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel
fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da
alimentação.
A
promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração
de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos
alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem
escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de
uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de
proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da
comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O
mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua
conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do
alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação
Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, implantar uma
campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da
informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, até a
escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Portanto,
preocupados com esse tipo de alimentação no cardápio dos alunos, o que sempre é
levado em questão para saúde deles, em sua maioria obesos e comprometidos com
outras séries de doenças, até porque muitos
deles não tem esse tipo de alimentos em suas casas, e outros, pelos pais
acharem que seus filhos são coitadinhos e
tornam-se permissivos em seus
hábitos alimentares, o que desencadeia outros riscos de doenças..
Assim,
consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de
ação da prática pedagógica, observando a
curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização
crescente em que este tema venha a contribuir, elaboramos este projeto.
OBJETIVOS:
GERAL:
·
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a
consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente,
lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da
família;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os
hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação
a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com
a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao
bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
- Noções de números pares e ímpares
·
Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação
·
Adquirir hábitos para uma boa alimentação
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(AÇÕES)
·
Conversa de rosa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das
crianças;
·
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
·
Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos
alunos;
·
Informações sobre formas, cores, espessuras, tamanhos das frutas,
verduras e legumes; quantidades, dentro e fora
·
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e
legumes recortadas pelos alunos;
·
Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato,
utilizando a caixa surpresa;
·
Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e
conversar sobre as preferências através da degustação;
·
Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os
alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
·
Palestra com uma nutricionista;
·
Visitar uma feira;
·
Promover pesquisas de figuras e
dicas de alimentação saudável;
·
Simulação de uma
feira;
·
Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
·
Desenvolver psicomotricidade;
·
Desenvolver a criatividade;
·
Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático,aliando-o à sua
vida diária;
·
Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
·
Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
·
Memorizar e aprender através do lúdico;
·
Desenvolver a expressão artística;
·
Construção da Pirâmide alimentar
·
Preparação e degustação de
receitas saudáveis
·
Organização de um livro de
receitas
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1º dia:
Apresentação de slides Alimentação Saudável e não
saudável
Leitura Deleite Titulo ---------------
Roda de conversa sobre
alimentação
Musical de Xuxa Salada Mista e come come de patati
e patata
2º dia:
Conversação sobre os
alimentos saudáveis e não saudáveis
Pesquisa, recorte e
colagem dos alimentos saudáveis em mural do corpo humano – em anexo
3º dia:
As frutas
Conversaçãosobre
as preferências
As estações do ano- época e regiões
Ilustrações de frutas nas regiões brasileiras
Pintura à dedo de frutas
Vitaminas- Explorando as frutas que serão utilizadas na vitamina –
banana e mamão.
Trabalhar a importância do leite e derivados no
desenvolvimento da criança.
4° dia
Aula passeio na fira livre
Noções matemática cor, quantidade, dentro e fora,
contagem de números, grande e pequeno,
formas, texturas
Compras de frutas e salada de frutas - degustação
5° dia:
Trabalhar com as letrasmoveis
, sílabas e palavras relacionadas as frutas
Leitura de texto informativo (anexo)titulo
6° dia –
Palestra co a Nutricionista
Conversação sobre Hábitos alimentares
Alimentação Saudável e não saudável
Higiene
7° dia
Contar a história ” A Sra Roda dos
Alimentos” - anexo
Interpretação de texto
Escrever e fazer a leitura dos alimentos que
aparecem na história
Ilustrar e colorir a história
Receita: Suco de cascas de abacaxi
Pintura do abaxaci
8° dia
Apresentação
teatrinho
das frutas tia Zilá com fantoches - anexo
Cantar música referente
ao momento do lanche Patati e Patata
Lanche Gostoso com frutas
Bingo das frutas e pintura das frutas
9° dia
Simulação de feira
Alimentos e rótulos; distribuição, identificação e agrupamentos.
Higiene dos alimentos e hábitos alimentares
Trabalhar
com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as
unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as
refeições, praticar esporte
10° dia
Conversa informal sobre
as verduras e Legumes : a importância para uma alimentação saudável
Escrever no quadro o nome
de algumas verduras e legumes e fazer
leitura
Jogo das sílabas
Brincar com massa de
modelar
Degustação de sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba,
batata na merenda escolar nessa dia
feita pela merendeira.
11 ° dia
Conversação
sobre cereais e massas
Explicar
que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser
consumidos uma vez ao dia.
Apresentação
dos alimentos
12° dia
Pirâmide
alimentar
Resumo de
tudo o que foi trabalhado
Distribuição
de todos os alimentos saudáveis e não saudáveis
Confeccionar
a pirâmide alimentar com a escadamóvel seguindo a etiqueta
Motagem–
anexo
13° dia
Conversação sobre o reaproveitamento de cascas de alimentos
Culinária com reaproveitamento de cascas de frutas; Bife de cascas de
banana, .....
Degustação das receitas
Apresentação do Livro de receitas - anexo
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Consideramos
que ao final desse projeto, podemos incutir em toda comunidade escolar a
proposta de uma alimentação saudável, desde a conscientização até mudanças de
hábitos, pois nosso papel enquanto
educadores e cidadãos , é prepararmos
propostas aos alunos e com a família,
para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham
não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma
alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.
E quando falamos
em alimentação com qualidade nutricional podemos despertar também quanto
ao reaproveitamento de partes dos alimentos, especialmente das frutas e
dos vegetais, que normalmente jogamos fora. Na realidade quando nos alimentamos
com qualidade e ainda evitamos o desperdício a nossa saúde e o ambiente
agradece. O desperdício de alimentos é um problema sério, mas que pode ser
resolvido. Esperamos que com este caderno de receitas nutritivas e alternativas
sejam adotadas verdadeiramente na vida de todos envolvidos nesse projeto.
HISTÓRIA ”
A SRA. RODA DOS ALIMENTOS”
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabe qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos osalimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com as bananas com opepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos,como azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um
jogo com todos os alimentos. Os alimentosgostaram muito da ideia, porque tambémadoravam brincar. Então, asenhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem commuita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabe qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos osalimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com as bananas com opepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos,como azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um
jogo com todos os alimentos. Os alimentosgostaram muito da ideia, porque tambémadoravam brincar. Então, asenhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem commuita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo
– explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupoe outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a perae outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pera, a banana e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, acebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos carboidratos .
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos laticínios .
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora rodaexplicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos,comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupoe outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a perae outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pera, a banana e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, acebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos carboidratos .
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos laticínios .
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora rodaexplicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos,comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.
TEATRINHO
DAS FRUTASTIA ZILÁ
- Olá amiguinhos! eu sou a tia zilá, temos um assunto muito importante para conversarmos. é sobre a alimentação.
- Hoje estamos aqui para falar de algumas amigas que nos querem muito bem.As frutas: que são gostosas, nutritivas e tem vitaminas, o que é muito importante para a nossa saúde.
- E com vocês as frutas.
Todas as frutas:
- Olá amiguinhos! nós estamos aqui para defender vocês das doenças, protegendo seu organismo contra a desnutrição.
Tia Zilá:
- Vejam só quem está aqui: a maçã e o caqui.
Maçã:
- Eu sou a maçã, sou muito gostosa. vou deixar você com a pele formosa!
Caqui:
- Eu sou o caqui. vermelhinho, vermelhinho. aqui e ali sou sempre seu amiguinho.
Tia Zilá:
- vejam só quem veio dar uma mão, é o limão!
Limão:
- Eu sou o limão. sou forte de montão. contra a gripe sou um campeão!
Tia Zilá:
- Olha só quem chegou aqui é o abacaxi! vamos fazer um delicioso suco!
Abacaxi:
- Eu sou o abacaxi, nutritivo e gostoso, colocado no suco fico muito gostoso!
Tia Zilá:
- E com vocês, nossos amigos inseparáveis: laranja e banana.
Laranja:
-Eu sou a laranja gostosa e docinha pra cuidar de todos sou bem rapidinha!
Banana:
- Eu sou a bananinha, sou forte e amarelinha, sou uma amiguinha de todos os coleguinhas.
todas as frutas:
- Somos o batalhão da saúde, cuidamos de todos vocês! comam sempre muitas frutas e saudáveis ficarão, podem ter muita certeza, gripe e resfriado, nunca pegarão!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos
que ao final desse projeto, podemos incutir em toda comunidade escolar a
proposta de uma alimentação saudável, desde a conscientização até mudanças de
hábitos, pois nosso papel enquanto
educadores e cidadãos , é prepararmos
propostas aos alunos e com a família,
para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham
não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma
alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.
E quando falamos em alimentação com
qualidade nutricional podemos despertar
também quanto ao reaproveitamento
de partes dos alimentos, especialmente das frutas e dos vegetais, que
normalmente jogamos fora. Na realidade quando nos alimentamos com qualidade e
ainda evitamos o desperdício a nossa saúde e o ambiente agradece. O desperdício
de alimentos é um problema sério, mas que pode ser resolvido. Esperamos que com
este caderno de receitas nutritivas e alternativas sejam adotadas verdadeiramente na vida de todos envolvidos nesse projeto.
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